Milhões e milhões de anos se passaram e o ser humano conseguiu criar uma complexa maneira de se comunicar. Enquanto os animais apenas entoam sons (que os cientistas já conseguiram descobrir que é uma maneira de se comunicar), nós seres humanos temos um vasto vocabulário que se adapta a qualquer tipo de situação.
Além das palavras, existem outras maneiras de se comunicar: através do olhar, gesto, movimento corporal... Enfim, comunicar-se é um campo rico e maravilhoso, BUT...
Por que é tão difícil se comunicar?
Pergunto isso porque me considero - sem auto-promoção - uma pessoa com uma excelente capacidade de me expressar, não tanto na escrita, admito, mas na fala sei que consigo dilacerar bem qualquer assunto. Integro-me em qualquer tipo de grupo social e sei me adaptar para entender e ser entendida e acho que não faço mais do que minha obrigação, afinal de contas, meus ancentrais não lutaram para criar esse lindo e majestoso ato de se comunicar.
Só que tem um grande problema: ok! Existem inúmeras pessoas que se expressam muito bem, mas em contrapartida não entendem ABSOLUTAMENTE NADA do que o outro está dizendo.
Quantas vezes na sua vida você já não se deparou com uma situação em que você teve CERTEZA de ter dito algo de forma clara e direta e o ouvinte, além de não ter entendido o que você falou, colocou palavras na sua boca que não foram ditas, distorce o que foi falado e ainda sai por aí pulando feito uma gazela arrotando verdades que, em momento algum, foram ditas.
Fofoca então é uma maravilha, um verdadeiro "telefone sem fio". A brincadeira começa com a pessoa falando a palavra "calçada", a outra passa a palavra "cantada", a outra passa "cartada", a outra "galopada" e assim vai até a última pessoa que declara, em alto em bom som que a palavra dita pela primeira pessoa foi: "granada". Oi? E daí já começam as especulações, afinal se a pessoa escolheu supostamente falar granada, pode significar que ela é uma psicopata em potencial que está arquitentando explodir um prédio. Um verdadeiro circo amado de surdos e cegos.
É assim que acontece o tempo todo: com casal de namorados/noivos/amantes,esposos, com amigos, com colegas de trabalho. Que mania insuportável das pessoas não se entenderem e PIOR não fazerem o menor esforço para que isso aconteça.
Caso você escute algo que não lhe agradou, não é infinitamente mais fácil perguntar à pessoa se foi aquilo mesmo que ela disse? Custa muito descer do seu "pedestal de saber" para entender que as pessoas podem ter apenas dificuldade de se expressar e O MAIS IMPORTANTE, você pode ter dificuldade de entender, já que é muito mais fácil fechar-se nos seus próprios conceitos?
Hoje aconteceu comigo algo, no mínimo ridículo: um amigo ficou de chegar ao Santos Dumont às 11:30 e ficou marcado que eu fosse buscá-lo. Morta de sono (virei a noite acordada), não consegui acordar na hora programa e só fui acordar quando o telefone tocou às 11:35. Com um discurso agressivo, ele disse que o avião tinha chegado às 10:40 (primeira vez na vida que vejo uma companhia aérea antecipar voo), que ele estava me esperando em pé a mais de 1 hora, que isso é infantilidade, babaquice e todas as ofensas que você pode imaginar. Com o telefone na mão, tentei explicar que tinha o cartão de embarque dele impresso em minhas mãos e que nele estava claro que a chegada ao Rio era às 11:30 e que como eram 11:35 eu estava pouco atrasada, mas que estava indo correndo para lá buscá-lo. Ele, preso às suas verdades absolutas, disse que não era mais para eu ir e que eu só me justificava e não me desculpava.
Pára o mundo! Se eu tenho um cartão confirmando a chegada do voo às 11:30 e ele me ligou às 11:35, até aquele momento eu estava 5 minutos atrasada, quando disse que estava saindo de casa naquele segundo para ir buscá-lo, eu estava deixando claro que não queria trazer transtorno, que houve um erro e eu estava agindo para consertá-lo. De nada adiantou, tentei ligar para seu celular umas 1.000 vezes e ele se fechou na sua verdade absoluta e não quis falar comigo, fez drama, como se eu tivesse mandado ele para Saravejo dizendo que o estava mandando para o Caribe.
Comunicar-se é difícil demais, mas com uma dose de delicadeza, educação e sensibilidade tudo acaba dando certo.
As tais desculpas que ele exige que eu peça, serão dadas, mas da boca para fora, apenas para evitar mais confusão. O que aconteceu hoje foi apenas um exemplo de que ele não me escuta e quem não me escuta, quem não me percebe, não merece consideração e nem esclarecimento.
Comunicar-se é complexo, mas dá para se comunicar sem mal entendido e sem ofensas. Muitas vezes na minha vida, por exemplo, já mandei uma pessoa à merda sem usar essa palavra. Não adianta debater com quem não está propenso a ouvir.
Tem uma frase (que não sei especificar de quem), que diz mais ou menos assim: "Quando vou, me jogo de cabeça, se recuo não volto mais".
Entendeu ou quer que eu desenhe?
Nenhum comentário:
Postar um comentário